Tosse dos Canis

Enfim, o outono está chegando e com ele chegam também algumas doenças que podem comprometer a saúde de seu amiguinho. Dentre elas, podemos destacar a Traqueobronquite Infecciosa Canina, mais conhecida como Tosse dos Canis ou Gripe Canina e é sobre ela que falaremos hoje.

A Traqueobronquite Infecciosa Canina pode ser causada por vírus (Parainfluenza e Adenovírus) e por uma bactéria (Bordetella bronchiseptica) e esses agentes podem se manifestar em conjunto ou separadamente. Sua transmissão é dada geralmente por contato direto com gotículas de saliva e espirros de animais infectados e por isso é bastante comum em locais com superpopulação de cães.

Seu sintoma mais comum, como o próprio nome já diz é a tosse seca, semelhante a engasgos, onde pode ser notada a eliminação de uma espuma branca, piorando com exercícios e agitação, porém a rouquidão também pode ser observada. A evolução da doença para um quadro de pneumonia é rara e geralmente ocorre somente em casos de animais com baixa imunidade e que vivem em condições precárias de higiene. O diagnóstico geralmente é baseado no histórico e nos sintomas que o cão tem apresentado.

O tratamento consiste em “repouso”, evitando passeios à rua e tudo que possa deixar o cão agitado, antibióticos, antiinflamatórios e xaropes que possam aliviar a tosse. Lembrando que o médico veterinário é que deverá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado para cada caso.

Como prevenir é sempre melhor do que remediar, devemos sempre vacinar nossos amiguinhos e para a Tosse dos Canis temos 2 tipos de vacina, a Bronchi Guard, que é injetável e é dada em duas doses, com intervalos de 21 dias entre elas e a Bronchi Shield, que á administrada por via intranasal, dose única. Ambas devem ser aplicadas em cães acima de 4 semanas de vida e devem ser reforçadas anualmente.

Vale lembrar que a Gripe Canina é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos, por isso a vacinação de seu amiguinho é fundamental.

2 comentários sobre “Tosse dos Canis

  1. Tarcia G. Angelucci 20 de março de 2015 / 8:50 PM

    Gostei da matéria ,devido a clareza do assunto para leigos.

    Curtir

Deixe um comentário