Raiva: será que ela está de volta?

Olá Trupe!

Essa semana estourou na internet a notícia de que a Raiva está voltando a assombrar o Brasil, mais especificamente no Mato Grosso do Sul. Já são 14 animais infectados , sendo 13 cães e 1 boi na cidade de Corumbá e 5 animais na cidade vizinha, Lodrário. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, os animais infectados estão vindo da Bolívia . A prefeitura local está promovendo campanhas de vacinação e o mesmo está sendo feito na Bolívia.

No dia 13/04 um homem de Corumbá foi diagnosticado com a doença, após 40 dias de ter sido mordido por uma cão infectado. O mesmo foi levado para  Campo Grande e encontra-se  hospitalizado. Desde 1994 que o estado do Mato Grosso do Sul não havia tido um caso de Raiva humana.

Falando sobre a Raiva…é uma infecção viral, de caráter zoonótico (transmissível de animais para o homem), que acomete cães, gatos, ferrets e os demais mamíferos. Sua transmissão ocorre por mordedura e quando atinge o cérebro promove sialorréia (salivação excessiva), convulsões, excitação, espasmos musculares e febre baixa.

O diagnóstico da doença nos animais é dado pelo isolamento de suspeitos, promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e observação de seus sintomas, que podem aparecer em aproximadamente 10 dias pós contato com o vírus, mas o diagnóstico definitivo só poderá ser dado através da análise cerebral após a morte.

No caso dos seres humanos, a Raiva não possui tratamento específico e baseia-se no controle dos sintomas. Já no caso dos animais, na  grande parte dos casos os mesmo já morrem na fase de observação e caso isso não ocorra, a eutanásia é recomendada, por questão de saúde pública.

Vale ressaltar que a única forma de prevenção da raiva é vacinando nossos bichinhos anualmente.  A vacina antirrábica é aplicada gratuitamente pela prefeitura, geralmente no mês  de agosto e também pode ser encontrada em clínicas veterinárias e devem ser sempre aplicadas por um médico veterinário.

Orientem seus amigos e familiares sobre a importância da vacinação e ajude o Brasil a erradicar a Raiva humana e animal.

Deixe um comentário