Giardíase

A Giardia ou Giardíase é uma das causas mais comuns de diarreias em cães, gatos e em seres humanos, é causada por protozoários, Giardia lamblia e Giardia intestinalis. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa zoonose (doença transmitida de animais para seres humanos) que está presente no mundo todo.

Sua transmissão pode ser dada por 2 formas:

Direta: trata-se da infecção através da ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos provenientes de indivíduos já infectados.

Indireta: ocorre geralmente em canis e gatis, devido a aglomeração de animais, alimentação inadequada, baixa de imunidade. Porém, também pode ocorrer em cães e gatos que possuem acesso frequente à rua e acabam cheirando ou pisando em fezes de outros animais.

Sua sintomatologia clínica é dada por diarreia, que compromete a absorção dos nutrientes ingeridos através da alimentação, levando a emagrecimento,  letargia, desidratação.  As fezes costumam ser pálidas, fétidas, gelatinosas (com muco), pastosas e/ou aquosas e em alguns casos podem apresentar estrias de sangue. Além disso, os animais infectados podem apresentar cólica, gases e vômito.  A gravidade do quadro pode variar de acordo com a imunidade do animal, alimentação e hábitos de higiene.

Ao contrário do que as pessoas pensam a Giardia não pode ser vista a olho nú, por isso, o exame de fezes  pode ser útil na pesquisa dos cistos desse protozoário, mas geralmente esse exame dará positivo somente nos primeiros 7 dias após o aparecimento dos sintomas. Por isso, caso o veterinário peça as amostras de fezes e o exame seriado dê negativo, os sintomas devem ser levados em consideração e se forem compatíveis com Giardíase o animal deverá ser tratado. Lembrando que a Giardiase pode se tornar crônica e o animal apresentar sintomatologia esporádica, fazendo com que o proprietário atribua os sintomas a outras causas, como ingestão de alimentos incomuns na dieta habitual e até mesmo o estresse.

O tratamento que deve ser sempre prescrito por seu veterinário de confiança e é dado a base vermífugos, com dosagem e frequência de administração específicas ou por antibióticos.

Hábitos adequados de higiene são a melhor forma de evitar infecção por Giardia ou até mesmo sua reinfecção. Então, procure sempre fornecer água de qualidade para seu animalzinho, realizar limpeza do ambiente contaminado com desinfetantes a base de amônia quaternária ou hipoclorito de sódio (água sanitária) e água quente para que os cistos não persistam no ambiente.

Outra recomendação importante para evitar a doença e realizar o controle ambiental é a vacina contra Giardia (somente para cães), que deve ser aplicada em duas doses, com intervalos de 21 dias entre elas e depois realizar reforço anual. Essa vacina não exclui, mas reduz a possibilidade do cão vir a contrair a doença e faz com que o sintomas sejam menos graves em caso de manifestação da doença.

Observe sempre as fezes de cão ou gato ao primeiro sinal de Giardíase procure um veterinário, pois em filhotes e indivíduos desnutridos ou com imunidade baixa pode até ser fatal.

Deixe um comentário