Periquito Australiano

 

O Periquito Australiano ( Melopscittacus undulatus) é uma pequena ave psitaciforme, pertencente à família Psittacidae. Como o próprio nome já diz, é originário da Austrália e em sua maioria vieram do norte, devido a abundância de água e de alimentos. Mas por conta da diversidade climática e da necessidade de alimentar-se de sementes que caiam das árvores, a espécie passou a migrar em determinadas épocas do ano, mas até hoje não se sabe para onde. Por volta de 1840, um ornitólogo inglês levou exemplares da ave para Europa e por serem fáceis de domesticar e de transportar, essas aves passaram a ser comercializadas.

O periquito australiano possui mais de 100 cores diferentes de penas. As mais comuns são as verdes, vários tons de azul, amarelo e cinza.

A expectativa de vida dessa ave é em torno de 5 – 8 anos, pesam entre 30 e 40 gramas (as fêmeas costumam ser mais pesadas que os machos) e atingem maturidade sexual com aproximadamente 6 meses de idade. Medem cerca de 17 – 25 cm de comprimento, medidos da ponta do bico até a ponta da cauda.

Na fase adulta é possível diferenciar a fêmea do macho através da cera (estrutura localizada acima do bico, onde encontram-se as narinas), que nos macho é azul arroxeado e na fêmea marrom. Mas, algumas fêmeas só apresentam a tonalidade da cera amarronzada na época reprodutiva, no restante do ano a tonalidade é esbranquiçada ou levemente rosada.

Possui temperamento dócil, fácil de ser domesticada, gosta de atenção e adora viver em grupo com outros periquitos.

Na natureza essa ave se alimenta basicamente de sementes de gramíneas. Já em cativeiro, a dieta é complementada com frutas, verduras e rações. Não devem ser fornecidos abacate e semente de maçã, pois ambas contém substâncias nocivas a saúde da espécie.

Por hoje é só, pessoal!!!

 

Deixe um comentário